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Zoom & Buscapé

Sobre o Zoom & Buscapé

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Atendimento ao consumidor

Entrando em contato com o consumidor

  • Como você pode ajudar a garantir o melhor atendimento

    1) Para garantirmos um bom atendimento é fundamental que você responda as nossas questões de forma rápida. Por isso, o prazo máximo de resposta da loja é de 48 horas. Afinal, quanto mais rápida e alinhada for a nossa comunicação, mais bem atendido o nosso cliente vai ser, né?


    2) É muito importante, também, que você olhe com carinho cada caso, entendendo a necessidade do cliente e criando condições pra que ela seja atendida.


    3) Por último, mas não menos importante, a nossa relação tem que ser muito transparente. Precisamos sempre saber o real cenário das situações pra que a gente consiga passar um status preciso pro cliente, combinado?

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  • Como entrar em contato com o consumidor

    O contato com o cliente só é possível enquanto o pedido estiver em transporte. Isto é, quando o status indica "Enviado" (confira o status na seção Pedidos, na sua Central do Lojista).

    Se sua loja tiver dificuldades na entrega ou se precisar agendar uma nova data com o consumidor durante esse processo de transporte, você pode ligar para o telefone 0800 892 5021 e adicionar o número do CPF dele (disponível também na seção Pedidos, na sua Central do Lojista).

    Sua ligação será redirecionada imediatamente para o consumidor.

    *Se houver qualquer problema com a ligação, entre em contato com o time de Customer Success via Guia do Lojista que a gente te ajuda a resolver.

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Marketing de Relacionamento

  • Vídeo de Treinamento - Marketing de Relacionamento

    Aqui tem um vídeo completo sobre como funciona o time de Marketing de Relacionamento.

     

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  • Como é o Marketing de Relacionamento do grupo Zoom & Buscapé

    A nossa área de Marketing de Relacionamento  é responsável pelo contato com o nosso cliente, resolvendo qualquer problema que possa surgir na sua jornada de compra. Essa área é o elo entre o nosso usuário e a sua loja.

    Por aqui, temos como objetivo ser o comparador de preços e produtos com a melhor experiência de compra, pelo aplicativo ou site. Queremos que o cliente economize em qualquer ocasião, com a tranquilidade de estar fazendo a escolha certa, no lugar certo. Sabemos que para alcançar esse objetivo precisamos criar processos e metodologias que tornem o nosso contato simples, rápido e humano e nosso pós-venda, especial!

    Porém, não conseguiríamos atingir esse objetivo sozinhos. Você, nosso parceiro, é fundamental nessa caminhada. Por isso, é muito importante que leia com atenção esse conteúdo e fique por dentro do nosso jeito. Assim, conseguimos garantir uma boa experiência para nossos clientes e, consequentemente, mais vendas! :)

    A área de Marketing de Relacionamento tem três pilares:

    1. Conquistar a confiança

    O nosso trabalho só termina quando o cliente está feliz com o seu produto. Olhamos para o pós-venda como uma etapa essencial na relação com sua loja e com o nosso site. E também decisório para futuras escolhas de compra.

    2. Personalizar o atendimento

    Aqui, cada atendimento é único. Buscamos sempre tratar o nosso usuário da forma como gostaríamos de ser tratados. Cada atendimento é pessoal e totalmente humanizado. O nosso foco vai além de resolver os problemas: queremos surpreender o nosso cliente.

    3. Criar vínculos

    Sabemos que uma boa experiência de compra é fundamental para fidelizar os consumidores. Nesse processo, o nosso time de Marketing de Relacionamento exerce um papel fundamental, criando conversas e resolvendo problemas de forma rápida e simples. Tudo isso para minimizar qualquer esforço da parte do cliente.

    Temos uma cultura Customer Centric, ou seja, colocamos o cliente no centro das tomadas de decisão. E é a área de Marketing de Relacionamento que dá voz aos problemas dos nossos usuários, sinalizando sempre possíveis melhorias no nosso produto e serviço a partir dos seus feedbacks.

    O nosso investimento em atendimento impacta de forma muito positiva o nosso negócio. O tempo médio da nossa primeira resposta é de apenas duas horas. Esse contato rápido e totalmente personalizado, evita possíveis processos administrativos no Procon e ações cíveis em juizados especiais.

    Além disso, fidelizamos os consumidores com uma boa experiência e garantimos mais vendas para a nossa parceria. Ou seja, deixamos os nossos clientes felizes, reduzimos os nossos custos com possíveis problemas e ainda garantimos mais receita. Legal, né?

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Primeiros passos

Berçário - Treinamento em vídeos

  • Boas práticas para a Black Friday

    A Black Friday está chegando!

    Este evento é o mais importante do e-commerce no Brasil e todos os anos no Zoom & Buscapé preparamos uma megaoperação para a data.

    Por isso, reunimos aqui recomendações e instruções para ajudar você a garantir que suas ofertas estarão ativas no Zoom & Buscapé durante todo o evento e para fazer com que tudo ocorra da melhor forma possível para o todos.

    Ativação de Lojas e Envio de Apostas

    • A ativação de lojas novas serão aceitas até o dia 18/11. Após isso, não será possível ativar a tempo do evento;
    • A loja deve enviar as apostas de ofertas para o evento até o dia 18/11. Precisamos do envio antecipadamente para que possamos verificá-las e associá-las nos sites o quanto antes;
    • Para dúvidas sobre como funciona as atualizações de ofertas, veja Aqui.

    Atualizações de Ofertas

    • Evitar mudanças de informações nas Tags, principalmente de Departamento/Categoria e Nome. Tais mudanças geram criação de novas regras de classificação e trabalho manual da equipe;
    • É muito importante que a loja envie o EAN das ofertas no XML ou API, mas é necessário que seja um EAN válido. Para ajudar: O que é EAN? https://pt.wikipedia.org/wiki/EAN-13;
    • A oferta que tiver EAN válido irá entrar automaticamente no site, sem precisar ser classificada ou associada ao produto. Com isso, a oferta aparecerá mais rápido nos sites;
    • Enviar o nome completo das ofertas com as principais características. O ideal é enviar no nome das Ofertas as seguintes informações:
      • Categoria/Departamento
      • Modelo/Referência
      • Marca
      • Cor
      • Voltagem
      • Tamanho
      • Gênero
    • Precisamos ter um cuidado especial com a atualização de estoque durante o mês do evento. Queremos que tudo ocorra da melhor forma possível, sem deixar os usuários frustrados por causa de indisponibilidade de ofertas após a compra ter sido concluída. Caso seja necessário, podemos entrar em contato para confirmar a quantidade do estoque e certificar que está atualizando corretamente.

    Frete (Lojas do Marketplace do Zoom)

    • Criamos um plano de contingência para o frete, caso o endpoint principal pare de funcionar no dia. Foi adicionada uma funcionalidade na Central de Lojista, dentro de catálogo de ofertas, para a loja fazer upload da planilha de frete que servirá como plano B;
    • É importante fazer o upload da sua planilha seguindo o Nosso Modelo e mantê-la atualizada no período do evento. Lembrando que só consultaremos essa planilha caso a requisição de frete principal não funcione.

    Atualizações e Problemas com Pedidos (Pós Venda)

    • É de extrema importância que a logística para o envio dos pedidos realizados no mês do evento funcione bem, evitando atraso na postagem e na entrega das ofertas. Entendemos que as lojas terão um volume maior durante essas datas, por isso é importante se preparar para manter a qualidade e os prazos informados aos usuários;
    • Qualquer problema que ocorra na data, esperamos que o lojista seja proativo e nos Avise para trabalharmos na solução o quanto antes, evitando que o problema cresça;
    • Caso tenham algum problema com as Integradoras na data e não consigam contato, falem com a gente via Formulário do Guia de Lojista e abra um chamado na sua Integradora cobrando a solução do erro. Vamos te ajudar a resolver.

    Indicadores de Qualidade (Lojas do Marketplace do Zoom)

    • Lojas de Marketplace com classificação “Ruim”, acima de 7,5% do nosso índice de qualidade, nos últimos 30 dias, serão pausadas no dia 22/11, não participando da Black Friday. Ou seja, o lojista tem até o dia 22/11 para ficarem abaixo de 7,5% nos últimos 30 dias. Fique de olho no índice!
    • No caso de Cancelamento das Lojas de Marketplace, as lojas que estiverem acima de 2% nos últimos 30 dias até o dia 22/11 também serão pausadas;
    • Os indicadores acima podem ser consultados na Central de Lojista.

    Validar Configurações nas Integradoras (Lojas do Marketplace do Zoom)

    • Por ser um período de altos descontos, é essencial que a Configuração das Lojas que utilizam a VTEX para integrar no Marketplace do Zoom seja atualizada para não gerar problemas de integração de pedidos;
    • As lojas que estão integradas em outras plataformas é importante também confirmar com elas se tudo se encontra ok com a API que comunica as informações de Ofertas, Frete e Pedidos pro Zoom.

     Calendário do Black Friday

    mceclip2.png

     Avisos importantes:

    Qualquer dúvida ou problema, abra um chamado via Guia de Lojista para os times de Customer Success ou Suporte.

    Na semana da Black Friday, os times de Integração de Loja e Catálogo não vão priorizar lojas nem ofertas nas filas. O fluxo de priorização será de acordo com as Categorias mais relevantes.

    Caso deseje fazer algumas ações comerciais (Promoções e Fretes Diferenciados), entre em contato com: comercial@zoom.com.br 

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  • Etapa 1: Ofertas

    Aqui tem um vídeo completo sobre suas ofertas.

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  • Etapa 2: Pedidos

    Aqui tem um vídeo completo sobre pedidos.

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  • Etapa 3: Repasses

    Aqui tem um vídeo completo sobre o repasse financeiro para sua loja.

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  • Etapa 4: Índice de Qualidade

    Aqui tem um vídeo completo sobre como funciona o seu Índice de Qualidade.

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  • Etapa 5: Marketing de Relacionamento

    Aqui tem um vídeo completo sobre como funciona o time de Marketing de Relacionamento.


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Central do Lojista

  • O que é a Central do Lojista?

    A Central do Lojista é a  onde você pode gerenciar todas as suas ofertas e vendas nos sites do grupo Zoom & Buscapé. Este espaço contempla, em um só lugar, todas as ferramentas que te permitem visualizar e analisar os resultados e desempenho da sua loja.

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  • Como faço para acessar minha Central do Lojista?

    Acesse a Central do Lojista pelo endereço: http://anunciante.zoom.com.br/

    Seu login e senha serão enviados para você por e-mail assim que a integração da sua loja no Zoom estiver completa.

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  • Quais são as ferramentas da Central do Lojista?

    A Central do Lojista é fundamental para você gerenciar e acompanhar seus pedidos e vendas. Este espaço contempla, em um só lugar, todas as ferramentas que te permitem visualizar e analisar a performance e desempenho da sua loja.

    *Se alguma ferramenta não estiver disponível para você, por favor, fale com o time de Customer Success através do Guia do Lojista.

    Catálogo (versão 1.0: Catálogo de Ofertas):
    Ofertas já adicionadas via Integradora e estoque
    Filtre pelo ID da oferta, nome ou status (Ativa ou Inativa)

    Pedidos (versão 1.0: Gestão de Pedidos):
    Detalhes dos pedidos gerados via Zoom & Buscapé
    Filtre por nº do pedido, data ou status (Todos, Novo, Aprovado, Processado, Enviado, Entregue e Cancelado)

    Financeiro (versão 1.0: Gestão Financeira):
    Pedidos que já foram repassados financeiramente no Zoom & Buscapé e valores de comissionamento
    Filtre por Ciclo ou por Transações do Ciclo

    Promoções (versão 1.0: Gestão de Promoções):
    Promoções da sua loja
    Filtre por status da promoção (Ativa ou Inativa) e crie novas promoções por categoria, por oferta ou para toda a loja

    Índice de Qualidade: Demonstrativo de qualidade
    Acompanhe os resultados qualitativos das suas vendas a partir dos indicadores Pedidos com problema e Pedidos cancelados

    Relatório de Alerta:
    Alertas criados pelos clientes para os seus produtos
    Filtre pelo nome da oferta

    Importante: A Central do Lojista é um espaço para visualização e acompanhamento dos seus pedidos e ofertas. Alterações e atualizações devem ser feitas em seu ERP, integrado com o HUB, ou via API - se você é uma loja que tem integração direta conosco.

     

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Comercial

Shopping

  • Como faço o pagamento de inclusão de saldo e qual o investimento mínimo?

    Os pagamentos podem ser realizados via boleto bancário ou através do PayPal. O investimento mínimo  que pode ser feito é de R$ 500,00. Para realizar o pagamento é preciso acessar a Área do Anunciante, selecionar Pagamentos no menu e, em seguida, a forma desejada.

     

    central1.png

     

    central2.png

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  • Como realizo a manutenção das minhas ofertas?

    Após a disponibilização de suas ofertas no site, caso seja necessária alguma alteração ou acompanhamento de desempenho, separamos abaixo as instruções de como realizar modificações em suas ofertas:

    • Visualizar a quantidade e quais itens estão online

    Para se informar sobre as ofertas que estão disponíveis no site e qual a quantidade total do que está online é preciso entrar em contato com o setor Operações, porque esta visualização ainda não está disponível na plataforma. 

    •  Pausar Ofertas

     Caso seja necessário pausar alguma oferta enviada, o executivo responsável pela sua campanha  poderá realizar este processo assim como os responsáveis por tratar das ofertas no time de Operações.

    • Negociação de CPC

    A mudança de valor do CPC para conseguir um melhor posicionamento na busca ainda não pode ser realizada em nossa plataforma, este processo deve ser realizado pelo executivo responsável pela sua campanha.

    Em caso de dúvida, é só entrar em contato com o executivo responsável por sua campanha pelo e-mail comercial@zoom.com.br.

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  • Qual é o fluxo para que as ofertas apareçam no site?

    Após o envio das ofertas via API ou XML elas passam pelo processo de classificação e match que pode ser automático ou manual. 

    • Classificação

    É o momento em que as ofertas são distribuídas em suas categorias correspondentes. Elas são distribuídas em Categorias de Ofertas e as Categorias de produto. Categorias de Ofertas são aquelas onde o usuário é direcionado imediatamente para o site da loja sem visualização de ficha com as informações do produto. As categorias de produto têm páginas com mais detalhes do item anunciado. Neste tipo, após a classificação ocorre o processo de match.

    • Match   

    Este é o momento em que todas as ofertas que anunciam um mesmo produto são associadas a uma página no site,  que disponibiliza a ficha técnica, os recursos de Histórico de Preços e Alerta de Preço, review do Especialista e avaliações de usuários.

    Tanto a Classificação quanto o Match podem ocorrer de forma manual ou automática. O processo concluído automaticamente utiliza o EAN enviado nas ofertas lembrando que não anunciamos armas brancas ou de fogo.

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  • Qual a diferença entre API e XML?

    O envio de suas ofertas começa pelo canal de transmissão entre o seu  sistema e o nosso que pode ser via XML ou API. Cada um funciona da seguinte maneira:

    •  XML 

     O XML é uma linguagem de marcação para criação de documentos que visa consolidar os dados dos produtos e organizá-los hierarquicamente. Alguns exemplos são: nome da oferta, descrição da oferta, foto e preços.

    Quando o envio de suas ofertas é feito via XML a sua atualização não ocorre de forma automática, diariamente são executadas diversas rodadas do XML que respeitam um calendário definido pelo time de Operações, assim a disponibilização dos dados mais recentes das ofertas ocorrerá somente após este processo.

    Para mais detalhes sobre como configurar o XML você pode consultar o seguinte conteúdo:

    Formato XML

    • API 

     A API é uma interface que permite a comunicação entre sistemas, ela funciona como um canal de comunicação entre a loja e nosso site permitindo o envio das ofertas para o nosso sistema para em seguida seguirem o fluxo de categorização. A sua atualização ocorre de forma automática.

    Para mais detalhes sobre como configurar a API você pode consultar o seguinte conteúdo:

    A API

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Vendendo no Zoom & Buscapé

Frete

  • Quais os tipos de erros que podem acontecer com o frete?

    Com o frete os erros mais comuns que podem surgir são os de Read Timed Out e Connection Timed Out, eles acontecem porque a nossa API tem uma tolerância de até 2000 ms (milisegundos) para retorno de frete.

    Em casos de requisições que não obtenham sucesso é importante informar o erro, da maneira mais detalhada possível. 

    Exemplo abaixo:

    Screenshot_2019-07-22_Tipos_de_Erros_3.png

    Screenshot_2019-07-22_Tipos_de_Erros_2.png

    Screenshot_2019-07-22_Tipos_de_Erros_1.png

     

     

     

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  • Como é feito o cálculo de frete?

    Ao integrar sua loja ao marketplace do Zoom & Buscapé e assim que sua cotação funcionar corretamente, é necessário informar um serviço de frete, através das seguintes formas:

    URL:

        Você pode gerar uma URL de frete através do Hub/Integradora.

    Intelipost:

        Outra forma de realizar a cotação de frete é através da Intelipost, que é um sistema de soluções para cálculos de frete. 

        Para usar a Intelipost é necessário realizar um cadastro Veja o passo a passo desse cadastro aqui

     Planilha de contingência,

    Oferecemos também a possibilidade de cadastro de uma Planilha de contingência, assim é possível garantir que será exibida uma resposta de frete no site mesmo em casos de falha do serviço principal.

    Efetuar o cadastro da planilha de contingência é de extrema importância, pois ele se torna um Plano B, caso aconteça alguma falha na requisição de sua primeira opção.

    Quando há um acesso à página de oferta, uma requisição é realizada ao serviço de frete e exibiremos prioritariamente a estimativa de menor custo.

    Segue o exemplo de requisição:

    frete1.PNG

     

    Frete2.PNG

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  • Como cadastrar minha loja na Intelipost e gerar minha chave de acesso?

    Para que a gente finalize seu processo de Integração, você deve nos enviar sua chave de acesso. Para isso, é preciso cadastrar a sua loja na Intelipost. Veja o passo a passo a seguir:

    1. Crie o seu cadastro na Intelipost

    Clique no link abaixo e preencha seus dados no formulário:

    Intelipost

    Assim que você completar o cadastro nós poderemos puxar o cálculo de frete diretamente da Intelipost.

    2. Envie sua chave de acesso para o Zoom & Buscapé    

    Para configurar sua loja e efetuar os testes relativos ao frete, precisamos da chave de acesso da Intelipost, relativo a sua conta. Para isso você deve:

    • Faça seu login na plataforma da Intelipost e, em seguida, acesse os seguintes menus: Análise > Logs

    Intelipost.PNG

     

    • Clique em Logs da API

    Intelipost2.PNG

    • Busque pela chamada /api/v1/client

    Intelipost4.PNG

    • Procurare pela linha onde está a api_key

    Intelipost3.PNG

     

    Depois de concluir esses passos é só nos enviar a chave e o CEP de origem para que possamos realizar sua configuração.

     *Importante:    

    Ressaltamos que a Intelipost cadastra uma cobertura padrão de regiões, que devem ser configuradas por você posteriormente. Fique atento também ao cadastro de Tempo de Manuseio dentro da plataforma.

     

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  • Como usar a planilha de contingência?

    Efetuar o cadastro da planilha de contingência é de extrema importância para o sucesso de vendas e boa interação com o cliente.

    Lembrando que o frete é configurado e as informações são cadastradas em sua Integradora. Se houver falha de comunicação e ocorrer um "erro de frete", automaticamente será utilizada a tabela como um backup, e assim o frete continuará sendo exibido.

    Entendendo o modelo do Zoom & Buscapé

    1. Faixas de CEP

    As colunas A e B são as faixas de CEP que sua loja entrega. Em nosso modelo elas são separadas por Estado. Ao lado direito, temos um quadrinho que demonstra as faixas por Estado, porém essas faixas estão ampliadas, e você pode desmembrar as faixas de CEP conforme sua necessidade, inserindo somente o que terá cobertura de entrega

    2. Faixas de peso

    As colunas C e D são as faixas de peso de suas ofertas em KG. A leitura da tabela de contingência é feita pela diferenciação do CEP e em seguida pelo peso da oferta. Caso você não trabalhe com diferenciação de valor do frete por peso da oferta, não precisa efetuar essa leitura desmembrada com diferentes faixas de peso.

    3. Preço

    A coluna E retém o preço que será demonstrado no momento da busca de seu produto. O preço deve está alinhado com a faixa de CEP e com a faixa de peso da oferta. É muito importante que essa tabela obtenha valores e prazo reais, de acordo com sua entrega e com os mesmos valores cadastrados em sua Integradora.

    4. Volume máximo

    A coluna F é um controle interno onde será demonstrado o volume máximo em M³, porém se não quiser detalhar essa operação, pode deixar conforme nosso modelo.

    5. Tempo de entrega

    A coluna G retém o prazo de entrega que será demonstrado no momento da busca de seu produto. O prazo deve estar alinhado com a faixa de CEP e a faixa de peso da oferta.

    6. Seguro de Frete

    A coluna H contém o valor de seguro do frete. Ali será adicionado um valor fixo, porém pode deixar conforme nosso modelo.

    E a leitura será feita assim...

    Exemplo:

    CEP consultado pelo cliente

    01502-970

    Peso do produto internamente cadastrado (via integradora)

    0,750

    No exemplo acima, localizou primeiramente a faixa de CEP, depois a faixa de peso do produto.  Assim mostraremos o valor de R$ 19,23 com o prazo de entrega em 7 dias úteis

    Importante: Essa tabela de contingência só será utilizada quando ocorrer erro de frete, ou seja, quando houver uma falha de comunicação do seu ERP com sua integradora. Assim, utilizaremos a tabela como um backup e sua loja permanecerá exibindo o frete. É de extrema importância que essa tabela obtenha valores e prazo reais, de acordo com sua entrega e com os mesmos valores cadastrados em sua integrador

    Reforçando: nosso modelo não contém valores e prazos reais, é apenas demonstrativo. 

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Regras de repasse e comissionamento

  • Consigo saber qual o valor dos repasses futuros (valores a receber)?

    Não disponibilizamos na Central de Lojista e nem enviamos por e-mail os valores que a loja tem para receber . Só informamos os valores de repasses realizados.

    Para saber os valores que devem ser repassados, recomendamos que a loja consulte na Central de Lojista os valores dos pedidos que tiveram entrega confirmada, confirme a comissão alinhada com o nosso Comercial e calcule de acordo com a seguinte regra de data de repasses:

    Como um pedido se torna apto para repasse

    Importante: mesmo dentro das 2 regras acima, se o pedido estiver com o time de Relacionamento com o Cliente, ou seja, se tiver alguma reclamação associada a ele, o repasse é suspenso até que o atendimento seja concluído.

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  • Como um pedido se torna apto para repasse?

    Para autorizar o repasse, nosso time Financeiro considera duas regras:

    1ª regra: O pedido deve ter no mínimo 30 dias (data da venda) e
    2ª regra: O pedido deve ter sido entregue há 10 dias (a partir do status atualizado no sistema)

    As duas regras devem ser cumpridas. A maior data (última), portanto, será a data em que o pedido se tornará apto para o repasse. 

    Importante: mesmo dentro das 2 regras acima, se o pedido estiver com o time de Relacionamento com o Cliente, ou seja, se tiver alguma reclamação associada a ele, o repasse é suspenso até que o atendimento seja concluído.

    O repasse acontece sempre às quartas-feiras, e a nota fiscal é enviada no dia seguinte, às quintas-feiras, para o e-mail indicado na Ficha de Contato da sua loja. 

    *Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o repasse, é só falar diretamente com nosso time via Guia de lojista.

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  • Como e quando ocorre o repasse para a minha loja?

    O repasse acontece sempre às quartas-feiras, e a nota fiscal é enviada no dia seguinte, às quintas-feiras, para o e-mail do Financeiro indicado na Ficha de Contato da sua loja. 

    Lembrando que o repasse ocorre depois que o pedido se torna apto conforme as regras de aprovação do time Financeiro: 

    1ª regra: O pedido deve ter no mínimo 30 dias (data da venda) e

    2ª regra: O pedido deve ter sido entregue há 10 dias (a partir do status atualizado no sistema)

    repasse.png

    As duas regras devem ser cumpridas. A maior data (última) será a data em que o pedido se tornará apto para o repasse. 

    Importante: mesmo dentro das 2 regras acima, se o pedido estiver com o time de Relacionamento com o Cliente, ou seja, se tiver alguma reclamação associada a ele, o repasse é suspenso até que o atendimento seja concluído.

    Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o repasse, favor abrir uma solicitação via Guia do lojista

     

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  • O que é o repasse?

    O repasse é o valor que o repassamos ao lojista, por cada compra realizada pelo nosso site e entregue ao cliente.

    A dinâmica é assim: O cliente faz a compra, nós recebemos o pagamento, descontamos a taxa de comissão do valor total e fazemos o repasse para sua loja.

     

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  • Onde visualizo meus repasses?

    Na seção Financeiro, da Central do Lojista, você pode visualizar e conferir detalhadamente suas operações repassadas pelo Zoom & Buscapé, isto é, todos os pedidos e valores já enviados para sua conta bancária.

    Filtre seus repasses por ciclos e visualize valores de comissionamento na página inicial desta seção. Ao clicar em “Transações do Ciclo”, você será redirecionado para uma segunda tela onde poderá filtrar por Tipo da Transação, Número do Pedido, Ciclo e Período.

    Nessa seção só é possível visualizar os pedidos que já foram repassados financeiramente, assim como os detalhes da operação, inclusive a forma de pagamento que o cliente utilizou (Cartão de crédito ou Boleto). A forma de pagamento, inclusive, é uma boa informação, já que você poderá identificar por qual meio está vendendo mais e, eventualmente, criar promoções de desconto para cada um deles. Acesse a seção de Gestão de Promoções e crie promoções específicas.

    Para visualizar os demais pedidos, acesse a seção de Pedidos.

    Gerando relatórios

    Para exportar (em Excel), acesse Transações do Ciclo e clique na opção.

    Versão 1.0

    Você pode visualizar seus repasses também em Gestão Financeira.

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  • O que são os itens exibidos na área de Comissionamento?

    Veja o que significa cada informação do Comissionamento:

    Balanço inicial
    É o saldo remanescente dos ciclos anteriores (Devedor ou credor).

    Repasse bruto no ciclo corrente
    (+) Receita com pedidos no período: É o valor bruto de todos os pedidos que estão compondo o ciclo selecionado.
    (-) Desconto Promocional Lojista: É o valor do desconto dado pelo lojista em alguns produtos provenientes de alguma promoção, caso exista (Ex.: Desconto em pedidos pagos com boleto).
    (-) Comissionamento: Valor da comissão paga ao Zoom & Buscapé.

    Abatimentos
    (-) Devolução gerada no período (Zoom & Buscapé): São os pedidos cancelados sem “culpa” do lojista (Ex.: Arrependimento do cliente).
    (+) Estorno de desconto sobre devolução gerada no período (Zoom & Buscapé): É a devolução do valor do desconto dado pelo lojista em pedidos que foram cancelados.
    (+) Estorno de comissão sobre as devoluções no período: “Devolução” da comissão em caso de cancelamento sem “culpa” do lojista.
    (-) Devolução gerada no período (lojista): São os pedidos cancelados com “culpa” do lojista (Ex.: Produto com defeito, lojista não tem o produto para
    atender o cliente, dentre outros).
    (+) Estorno de desconto sobre devolução gerada no período (lojista): É a devolução do valor do desconto dado pelo lojista em pedidos que foram cancelados.

    Repasse Líquido no ciclo corrente
    Subtotal: Valor de repasse sem o IR.

    Impostos
    (+) Repasse IR: Valor do IR sobre a comissão gerada no ciclo.

    Repasse Total no ciclo corrente
    É o valor repassado efetivamente no ciclo. Também é possível visualizar quais foram os pedidos repassados em um determinado ciclo, ou também todos os repasses efetuados.

    Em Transações do Ciclo, é possível filtrar pelo Tipo da Transação, Número do Pedido, Ciclo e Período.

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Ofertas

  • Minha oferta não está no site, como saber se ela foi bloqueada?

    Possuímos um sistema de segurança para evitar anúncios incorretos. Essas são as travas que bloqueiam ofertas:

    • Bloqueio por variação de preço: no modelo Marketplace, os produtos são bloqueados quando os preços têm uma variação de até +/-50%, evitando vendas indesejadas por erro de integração. As lojas que utilizam o modelo de Comparador têm uma tolerância na variação de preço de até 10x;
    • Bloqueio de nome: Os produtos que tiverem uma variação na informação de nome serão bloqueados;
    • Bloqueio por atributo: Algumas categorias no Zoom & Buscapé exigem a informação sobre atributos nas ofertas, assim melhorando a assertividade no processo de catálogo e nas compras dos usuários.

    Separamos os links com as instruções das principais integradoras com as quais trabalhamos para te ajudar no processo de inserir atributos nos seus produtos, lembrando que após inserir os atributos é necessário conectar novamente os produtos via API.

    Hub2b

    Magazord

    Skyhub

    Vtex

    Abaixo anexamos o documento que lista quais das nossas as categorias exigem a informação sobre atributos nas ofertas.

     

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  • Minha oferta está ativa, como posso inativá-la?

    Existem duas maneiras de inativar uma oferta: a primeira é zerando o estoque do produto na sua integradora; por consequência, o produto ficará indisponível no nosso site.

    A segunda maneira é via API, através da Integradora. Separamos os links com as instruções das principais integradoras com as quais trabalhamos para te ajudar no processo de inativação.

    Anymarket

    Hub2b

    Skyhub

    Vtex

    Para as integradoras que não possuem um guia online, anexamos abaixo os documentos com o passo a passo para inativação de ofertas.

     

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  • Por que minha oferta está sem imagem?

    Com a finalização do envio de produto, existe um processo automático que faz a leitura da imagem para depois mostrá-la no site, este processo normalmente acontece em 1 hora. 

    Após o tempo de processamento, caso a sua imagem ainda não esteja exibida em nosso site, existem alguns pontos que podem ser verificados que garantem que está tudo certinho com o que precisamos:

     

    •  Formato

    Os formatos mais comuns de imagens que utilizamos são .png e. jpg. 

    •  Endereço da Url

    A forma como está montada a sua url influencia na captura das imagens por nosso robô. Existem alguns caracteres que quando fazem parte do endereço de url da imagem impedem a leitura do endereço informado como porcentagem (%), vírgula (,) e apóstrofe (“).  Também é importante estar atento ao tamanho, pois se o endereço fornecido for grande demais o nosso sistema pode não conseguir ler o endereço enviado.

    •  Tamanho

    O tamanho mínimo aceito pelo nosso sistema é de 110x110 pixels, mas recomendamos sempre o uso de imagens de alta resolução com até 64 megapixels e de tamanho a partir de 500x500 pixels.

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  • Minha oferta não está no site, como saber se houve classificação ou match?

    Após a integração as ofertas passam pelo processo de categorização, onde ocorre a sua distribuição nas categorias e páginas de produtos exibidas no site.

    Este processo pode acontecer de forma automática ou manual. Para que as ofertas sejam disponibilizadas instantaneamente elas precisam ter a informação do EAN e as principais características do produto em seu título. Caso os dados fornecidos não sejam suficientes, as ofertas passam por um processo manual que leva, em média, 2 dias úteis para ser finalizado.

    Para mais detalhes sobre as informações essenciais para exibir uma oferta de qualidade, você pode consultar os seguintes artigos:

    Ofertas Zoom & Buscapé

    Quais são as informações essenciais para exibir uma oferta de qualidade?

     

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  • Minha oferta não está no site, como saber se ela foi integrada?

    Para verificar se sua oferta foi integrada corretamente você deve conferir se o produto chegou para nós dentro da Central do Lojista neste link aqui

    Ao acessar e realizar o seu login,  você pode buscar por suas ofertas utilizando o ID delas e filtrando o status por ativas, inativas ou ambas conforme ilustrado imagem abaixo:

    Screenshot_2019-10-23_Central_do_Lojista.png

     

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  • Vídeo de Treinamento - Ofertas

    Aqui tem um vídeo completo que auxilia na utilização da Central de Anunciante para visibilidade de suas ofertas, com detalhamento de informações.

     

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Financeiro

  • Vídeo de Treinamento - Repasses

    Aqui tem um vídeo completo que auxilia na utilização da Central de Anunciante para visibilidade de seus Repasses, com detalhamento de informações.

     

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  • O que são os itens exibidos na área de Comissionamento?


    Veja o que significa cada informação do Comissionamento:

    Balanço inicial
    É o saldo remanescente dos ciclos anteriores (Devedor ou credor).

    Repasse bruto no ciclo corrente
    (+) Receita com pedidos no período: É o valor bruto de todos os pedidos que estão compondo o ciclo selecionado.
    (-) Desconto Promocional Lojista: É o valor do desconto dado pelo lojista em alguns produtos provenientes de alguma promoção, caso exista (Ex.: Desconto em pedidos pagos com boleto).
    (-) Comissionamento: Valor da comissão paga ao Zoom & Buscapé.

    Abatimentos
    (-) Devolução gerada no período (Zoom & Buscapé): São os pedidos cancelados sem “culpa” do lojista (Ex.: Arrependimento do cliente).
    (+) Estorno de desconto sobre devolução gerada no período (Zoom & Buscapé): É a devolução do valor do desconto dado pelo lojista em pedidos que foram cancelados.
    (+) Estorno de comissão sobre as devoluções no período: “Devolução” da comissão em caso de cancelamento sem “culpa” do lojista.
    (-) Devolução gerada no período (lojista): São os pedidos cancelados com “culpa” do lojista (Ex.: Produto com defeito, lojista não tem o produto para
    atender o cliente, dentre outros).
    (+) Estorno de desconto sobre devolução gerada no período (lojista): É a devolução do valor do desconto dado pelo lojista em pedidos que foram cancelados.

    Repasse Líquido no ciclo corrente
    Subtotal: Valor de repasse sem o IR.

    Impostos
    (+) Repasse IR: Valor do IR sobre a comissão gerada no ciclo.

    Repasse Total no ciclo corrente
    É o valor repassado efetivamente no ciclo. Também é possível visualizar quais foram os pedidos repassados em um determinado ciclo, ou também todos os repasses efetuados.

    Em Transações do Ciclo, é possível filtrar pelo Tipo da Transação, Número do Pedido, Ciclo e Período.

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  • Onde visualizo meus repasses?

    Na seção Financeiro, da Central do Lojista, você pode visualizar e conferir detalhadamente suas operações repassadas pelo Zoom & Buscapé, isto é, todos os pedidos e valores já enviados para sua conta bancária.

    Filtre seus repasses por ciclos e visualize valores de comissionamento na página inicial desta seção. Ao clicar em “Transações do Ciclo”, você será redirecionado para uma segunda tela onde poderá filtrar por Tipo da Transação, Número do Pedido, Ciclo e Período.

    Nessa seção só é possível visualizar os pedidos que já foram repassados financeiramente, assim como os detalhes da operação, inclusive a forma de pagamento que o cliente utilizou (Cartão de crédito ou Boleto). A forma de pagamento, inclusive, é uma boa informação, já que você poderá identificar por qual meio está vendendo mais e, eventualmente, criar promoções de desconto para cada um deles. Acesse a seção de Gestão de Promoções e crie promoções específicas.

    Para visualizar os demais pedidos, acesse a seção de Pedidos.

    Gerando relatórios

    Para exportar (em Excel), acesse Transações do Ciclo e clique na opção.

    Versão 1.0

    Você pode visualizar seus repasses também em Gestão Financeira.

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  • O que é o repasse?

    O repasse é o valor que repassamos ao lojista, por cada compra realizada pelo nosso site e entregue ao cliente.

    A dinâmica é assim: o cliente faz a compra, então nós recebemos o pagamento, descontamos a taxa de comissão do valor total e fazemos o repasse para sua loja.

     

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  • Como e quando ocorre o repasse para a minha loja?

    O repasse acontece sempre às quartas-feiras, e a nota fiscal é enviada no dia seguinte, às quintas-feiras, para o e-mail do Financeiro indicado na Ficha de Contato da sua loja. 

    Lembrando que o repasse ocorre depois que o pedido se torna apto conforme as regras de aprovação do time Financeiro: 

    1ª regra: O pedido deve ter no mínimo 30 dias (data da venda) e
    2ª regra: O pedido deve ter sido entregue há 10 dias (a partir do status atualizado no sistema)

    repasse.png

    As duas regras devem ser cumpridas. A maior data (última) será a data em que o pedido se tornará apto para o repasse. 

    Importante: mesmo dentro das 2 regras acima, se o pedido estiver com o time de Relacionamento com o Cliente, ou seja, se tiver alguma reclamação associada a ele, o repasse é suspenso até que o atendimento seja concluído.

    Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o repasse, é só falar diretamente com nosso time via Guia do lojista para estes casos ou sempre que precisar.

     

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  • Como um pedido se torna apto para repasse?

    Para autorizar o repasse, nosso time Financeiro considera duas regras:

    1ª regra: O pedido deve ter no mínimo 30 dias (data da venda) e
    2ª regra: O pedido deve ter sido entregue há 10 dias (a partir do status atualizado no sistema)

    As duas regras devem ser cumpridas. A maior data (última), portanto, será a data em que o pedido se tornará apto para o repasse. 

    Importante: mesmo dentro das 2 regras acima, se o pedido estiver com o time de Relacionamento com o Cliente, ou seja, se tiver alguma reclamação associada a ele, o repasse é suspenso até que o atendimento seja concluído.

    O repasse acontece sempre às quartas-feiras, e a nota fiscal é enviada no dia seguinte, às quintas-feiras, para o e-mail indicado na Ficha de Contato da sua loja. 

    *Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o repasse, é só falar diretamente com nosso time via Guia do Lojista  para estes casos ou sempre que precisar.

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Pedidos

  • Vídeo de Treinamento - Pedidos

    Aqui tem um vídeo completo que auxilia na utilização da Central de Anunciante para visibilidade de seus Pedidos, com detalhamento de informações.

     

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  • Como informar um atraso com o envio do produto ou efetuar o cancelamento do pedido

    A nossa área de Marketing de Relacionamento é responsável pelo contato com o nosso cliente, resolvendo qualquer problema que possa surgir na sua jornada de compra. Essa área é o elo entre o nosso usuário e a sua loja.

    Portanto, qualquer problema com o envio do produto, atrasos ou solicitação de cancelamento, você deve entrar em contato, enviando o motivo do erro ou cancelamento, para o time de Customer Success pelo formulário do Guia de Lojista.

    Importante: todos os cancelamentos devem ser feitos por um agente do Zoom & Buscapé.

    Nós não repassamos o contato do cliente para a loja, porém, o contato da loja com o cliente só é possível enquanto o pedido estiver em transporte. Isto é, quando o status indica "Enviado" (confira o status na seção Pedidos, na sua Central do Lojista).

    Se a transportadora tiver dificuldades na entrega ou se precisar agendar uma nova data com o cliente durante esse processo de transporte, você pode ligar para o telefone 0800 892 5021 e adicionar o número do CPF dele (disponível também na seção Pedidos, na sua Central do Lojista).

    Sua ligação será redirecionada imediatamente para o cliente.

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  • Política de troca, devoluções e cancelamento

    Temos como objetivo oferecer a melhor experiência de compra aos nossos clientes. Por isso, mantemos requisitos fundamentais para garantir o bom funcionamento e sucesso da nossa operação e parceria. São eles:

    CÓDIGO DE RASTREAMENTO 

    É fundamental preencher os quatro itens em todos os pedidos:

    1. Número de rastreamento: código de rastreio (Correios) ou Número da remessa (transportadora)
    2. Campo “URL”: link dos Correios ou da transportadora
    3. Campo “Transportadora”: garanta que o nome da transportadora esteja escrito de forma correta
    4. Campo “Número da Nota Fiscal

    Se houver algum erro ou incompatibilidade com os dados de postagem preenchidos, o time de Marketing de Relacionamento entrará em contato com a loja por e-mail. Caso não haja retorno em até dois dias úteis, entraremos em contato novamente. Este segundo e-mail deve ser respondido pela loja em até 24 horas.

    Se após as duas tentativas a loja não fornecer as informações necessárias, trataremos o caso de acordo com a solicitação do cliente, que pode incluir o cancelamento da compra com retenção da comissão. 

    ATRASO NOS PEDIDOS

    Problemas com o despacho: Sempre que houver atraso na postagem de algum produto, a loja deve informar o motivo e o novo prazo de envio através do Guia do Lojista

    Assim, conseguimos nos antecipar ao problema e evitamos frustrar o nosso cliente. É responsabilidade da loja avisar ao nosso time de Marketing de Relacionamento sobre imprevistos com o cumprimento do prazo.

    Atraso informado pelo cliente: Quando o atraso ocorrer com a transportadora, a loja deve informar o motivo e o novo prazo de envio do produto. Nos casos em que a responsabilidade do atraso for dos Correios, a loja deverá abrir o Pedido de Investigação (PI) e informar o número do protocolo ao nosso time de Marketing de Relacionamento.

    No Zoom & Buscapé, aguardamos sete dias úteis para o PI e, após este prazo, mais dois dias úteis para uma resposta da loja. Isto é, se o primeiro prazo informado pelos Correios não for cumprido, a loja fica responsável por apresentar uma solução em até dois dias úteis.

    TROCA

    Em caso de troca, a loja deve seguir de acordo com sua Política de Troca, desde que esta esteja de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Nos casos em que o Código de Defesa do Consumidor for aberto a interpretações, seguiremos a orientação do nosso jurídico.

    O Código de Reversa ou o Agendamento de Coleta devem ser informados em até dois dias úteis, após o cumprimento das exigências contempladas na Política de Troca da loja. Quando a mercadoria for recebida no Centro de Distribuição e o prazo da análise for concluído, a loja tem até dois dias úteis para enviar um novo produto ao cliente.

    CANCELAMENTO POR ARREPENDIMENTO

    Nos casos em que o cliente se arrepender da compra e desejar o cancelamento, a loja pode seguir sua Política de Cancelamento, desde que esta esteja de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Consideramos o prazo de sete dias a partir da data posterior ao dia de entrega, conforme os prazos do Código Civil.

    Se o cliente desistir da compra e o produto ainda não tiver sido enviado pela loja, o cancelamento do pedido deve ser feito em até dois dias úteis. Após a autorização de cancelamento, o produto não pode ser postado.

    Caso o pedido já tenha sido enviado e o cliente recusar a entrega, a loja deve autorizar o cancelamento assim que houver a formalização da recusa, seja através do código de rastreio ou do código de remessa.

    Quando o pedido for recebido pelo cliente, a loja deve informar como o processo deve seguir, de acordo com a sua Política de Cancelamento. Nesses casos, assim que o produto retornar ao Centro de Distribuição e o prazo de análise acabar, a loja deve autorizar o cancelamento. Se o pedido for extraviado nos Correios ou na transportadora, assim que documento do extravio for liberado, a loja tem até dois dias úteis para autorizar o cancelamento da compra.

    PEDIDO DE CANCELAMENTO

    Pedido aprovado e não enviado: a loja deve responder a solicitação de autorização do cancelamento em até dois dias úteis. O produto não pode ser postado após a autorização do cancelamento.

    Produto enviado e recusado pelo cliente: quando houver o registro de retorno do produto, seja pelos Correios ou pela transportadora, a loja deve autorizar o cancelamento da compra, mesmo que a mercadoria ainda não tenha sido recebida no Centro de Distribuição.

    Pedido aprovado e recebido pelo cliente: ao receber a solicitação de cancelamento (que deve respeitar a Política de Devolução), a loja precisa nos enviar o código de reversa, no caso dos Correios, ou informar a data de coleta pela transportadora – ambos, em até dois dias úteis.

    Após recebimento do produto no Centro de Distribuição, respeitando o prazo de análise, a loja deve nos informar o status em até dois dias úteis.

    Pedido extraviado nos Correios ou Transportadora: assim que o extravio do produto for documentado, seja pelos Correios ou transportadora, a loja deve autorizar o cancelamento da compra em até dois dias úteis. Caso o produto fique parado nos Correios, a loja deve abrir Pedido de Investigação (PI).

    FRETE

    A loja deve respeitar a escolha de envio feita pelo cliente. Nos casos em que a postagem for feita em condições inferiores a opção do cliente, ultrapassando ou não o prazo de entrega, repassaremos o custo do frete.

    Quando a loja não cumprir o prazo estipulado para solucionar a questão, podemos optar por ressarcir o cliente.  Nesses casos, o valor correspondente é descontado da loja, na fatura seguinte, de acordo com a conciliação financeira entre o Zoom & Buscapé e o lojista.

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  • Como avisar ao cliente sobre dificuldades na entrega?

    Para informar sobre dificuldades na entrega ou agendar uma nova data com o cliente, você pode ligar para o telefone 0800 892 5021 e adicionar o número do CPF dele (disponível na seção Pedidos, na sua Central do Lojista).

    Sua ligação será redirecionada imediatamente para o cliente.

    Importante: esta opção só fica disponível enquanto o seu pedido estiver com o status  “Enviado”, isto é, em transporte para o cliente (confira o status na seção Pedidos, na sua Central do Lojista).

    *Para mais informações, envie uma solicitação via Guia do lojista que a gente te ajuda a resolver.

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  • Onde vejo o telefone do cliente?

    Não compartilhamos o telefone do cliente com a loja. Mas não se preocupe, a ideia é que, com isso, a loja foque nas vendas e deixe o atendimento por nossa conta. Temos aqui uma equipe de Marketing de Relacionamento com toda experiência para resolver tudo que nossos clientes precisam, e de um jeito personalizado e eficiente.

    Para informar sobre dificuldades na entrega ou agendar uma nova data com o cliente, você pode ligar para o telefone 0800 892 5021 e adicionar o número do CPF dele (disponível na seção Pedidos, na sua Central do Lojista).

    Sua ligação será redirecionada imediatamente para o cliente.

    Importante: esta opção só fica disponível enquanto o seu pedido estiver com o status  “Enviado”, isto é, em transporte para o cliente (confira o status na seção Pedidos, na sua Central do Lojista).

    *Para mais informações ou para solicitar o cancelamento do pedido, envie uma solicitação via Guia do Lojista que a gente te ajuda a resolver.



     

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  • Como a previsão de postagem é gerada?

    Com crossdocking: Se sua loja trabalha com o sistema de crossdocking, deve informar o prazo de manuseio correspondente à essa etapa quando adiciona uma oferta na sua Integradora. Este prazo é, então, considerado quando geramos a previsão de postagem e é adicionado automaticamente no prazo de entrega.

    Sem crossdocking: Se sua loja não trabalha com crossdocking, ou seja, só vende produtos pronta entrega, consideramos um prazo médio de manuseio de 2 dias para calcular a previsão de postagem. Essa informação é coletada no momento da Integração com o Zoom & Buscapé.

    Exemplo:
    Prazo de manuseio médio cadastrado: 2 dias
    Data da compra do cliente: 08/07/2018
    Previsão de postagem: 10/07/2018

    O lojista tem 2 dias para mudar o status de “Aprovado/Processado” para “Enviado”.

    Diferente do crossdocking, o prazo médio de manuseio não é adicionado ao prazo de entrega, é considerado apenas para controle interno.

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Promoções

  • Como criar uma nova promoção?

    Para criar uma promoção entre em “Desconto” na seção “Promoções”, na sua Central do Lojista. Em seguida, clique em "Nova promoção: Desconto", na parte superior direita da tela.

    Central_do_Lojista___Zoom__2_.png

    Quais os tipos de promoções disponíveis

    São dois tipos de desconto:

    • Comum: desconto em valor ou porcentagem
    • Faixa de preço: desconto em valor ou porcentagem para uma faixa de preço de uma oferta

    Que podem ser aplicados:

    • Em toda a loja
    • Por categoria
    • Por oferta

    Exemplos:

    • Frete Grátis por categoria
    • Frete Grátis por oferta
    • x% de desconto no Boleto
    • x% de desconto à vista no Cartão de Crédito
    • Desconto em ofertas específicas

     

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  • Onde crio e edito promoções para minhas ofertas?

    Acesse a seção Promoções para visualizar, editar e criar promoções para suas ofertas no Zoom & Buscapé.

    Como promoções são ferramentas para atrair mais clientes e impulsionar suas vendas, aqui você pode aplicar os descontos e frete grátis a uma oferta específica, categoria ou em toda sua loja.

     Central_do_Lojista___Zoom__2_.png

    Versão 1.0

    Você também pode criar e editar promoções na versão antiga clicando em Gestão de Promoções na Central do Lojista

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Índice de Qualidade

  • Vídeo de Treinamento - Índice de Qualidade

    Aqui tem um vídeo completo que auxilia na utilização da Central de Anunciante para visibilidade de seu Índice de Qualidade, com detalhamento de informações.

     

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  • Todas as reclamações são consideradas no Índice de Qualidade?

    Não todas. Consideramos apenas reclamações relacionadas a responsabilidades operacionais da loja, como: indisponibilidade do produto, defeito, entrega de um produto diferente, troca, atraso na postagem, atraso na entrega, extravio.

    *Solicitações de troca por arrependimento em até 7 dias corridos (conforme o Código de Direito do Consumidor) não são consideradas no Índice de Qualidade.

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  • O que fazer quando os indicadores atingem a classificação “Ruim”?

    Após o envio do Índice de Qualidade (às segundas-feiras por e-mail) com o indicador apontando a classificação Ruim, entramos em contato com a loja para montar um Programa de Recuperação de 42 dias, que é dividido em 4 etapas. São elas:

    1. Preparação do Programa de Recuperação: Após análise dos problemas, nosso time de Customer Success monta, junto à loja, o Programa de Recuperação.
    2. Primeira verificação: no 14° dia de acompanhamento, nosso time entra em contato novamente com a loja para verificar se o programa está em execução ou se há alguma adversidade.
    3. Segunda verificação: no 28º dia de acompanhamento, o time avalia se a classificação da loja melhorou (desta vez, considerando os últimos 7 dias). Caso o nível esteja acima de 5% (para o indicador Pedidos com problema) ou acima de 2% (para o indicador Pedidos cancelados), a loja pode ser pausada. Se estiver abaixo desses níveis, segue ativa. Para esta avaliação, o Zoom leva em conta um número mínimo de 17 pedidos e dois problemas.
    4. Avaliação dos resultados: no 42º dia do Programa de Recuperação, o time de Customer Success verifica se a loja saiu da classificação Ruim. Caso sim, a loja permanece ativa. Do contrário, pode ser pausada.

    Para as lojas em recuperação por sua classificação no indicador de Pedidos cancelados, é considerado o nível de 2% em um período de 30 dias. Isto é, a loja continua ativa se estiver abaixo de 2%. Se acima, pode ser pausada.

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  • Como o Índice de Qualidade funciona?

    O Índice de Qualidade é formado a partir de dois indicadores: Pedidos com problema e Pedidos cancelados. Ambos são representados na Central do Lojista por termômetros.

    PEDIDOS COM PROBLEMA

    Este número é resultado da divisão de pedidos com problema (reclamações) pelo total de pedidos aprovados nos últimos 30 dias.

    São considerados pedidos com problema aqueles categorizados como reclamação pelo cliente junto ao nosso time de Relacionamento com o Cliente.

    Para este indicador, temos três níveis - de acordo com o volume de vendas:

     

    problemas.png
    Ótimo: 0% a 5% de reclamações

    Lojas com ao menos 25 pedidos gerados e até 5% de reclamações podem gerar esta classificação positiva. Lojas com mais de 5% de reclamações permanecem “Sem Classificação” até atingir o volume de pedidos.

    Alerta: 5% a 7,5% de reclamações

    Lojas com ao menos 50 pedidos gerados e 12 reclamações podem gerar esta classificação.

    Ruim:  mais de 7,51% de reclamações 

    Lojas com ao menos 50 pedidos gerados e 12 reclamações podem gerar esta classificação.

    *Lojas com mais de 25 pedidos e nenhum registro de reclamação são sempre classificadas como ÓTIMA.

    *Lojas com volume de reclamações acima de 5% (ALERTA ou RUIM) começam a receber acompanhamento de nosso time de Customer Success.

    PEDIDOS CANCELADOS

    Este número é resultado da divisão de cancelamentos (por responsabilidade da loja) pelo total de pedidos aprovados nos últimos 30 dias.

    O volume máximo de cancelamentos permitido é de 2%. Por isso, para este indicador, temos apenas dois níveis - de acordo com o volume de cancelamento:


    cancelados.png

    Ótimo: 0% a 2% de cancelamentos

    Ruim: mais de 2% de cancelamentos

    Importante: Logo que entra, a loja não tem uma classificação, porque precisamos de uma amostra mínima de pedidos para análise. Isto é, só geramos o Índice de Qualidade quando a loja atinge um determinado volume de vendas.

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  • Onde encontro o meu Índice de Qualidade?

    Você encontra o seu Índice de Qualidade na tela inicial do Dashboard, na Central do Lojista.

    Sua classificação também é enviada a cada segunda-feira através do e-mail indicado na Ficha de Contato da sua loja para que você acompanhe de perto como anda a sua performance conosco.

    Importante: se sua loja é nova, provavelmente você ainda não tem acesso a essa ferramenta. Inicialmente, a loja não tem uma classificação, porque precisamos de uma amostra mínima de pedidos para análise. Isto é, geramos o Índice de Qualidade assim que a loja atinge um determinado volume de vendas.

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  • O que é o Índice de Qualidade?

    O Índice de Qualidade é um demonstrativo da qualidade das suas vendas conosco a partir de dois indicadores: Pedidos com problema e Pedidos cancelados. O Índice considera os pedidos aprovados nos 30 dias anteriores ao dia da consulta.

    Bons níveis no Índice de Qualidade são requisitos mandatórios para o anúncio de ofertas no Zoom & Buscapé. São esses níveis que garantem também a boa performance contínua da sua loja e, principalmente, a satisfação de nossos clientes. E isso é bom pra todo mundo, não é?!

    Além disso, o Índice é uma ferramenta de diagnóstico bastante útil para o lojista, que pode visualizar, acompanhar e gerenciar os resultados qualitativos de suas vendas de um jeito bem rápido e fácil.

    Importante: esses níveis não são expostos para clientes; eles existem para controle interno da loja e do Zoom & Buscapé.

     

    Indicadores.png

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