O preço e valor de frete competitivos são fatores competitivos e muito relevantes para a decisão de compra do cliente. Mas quanto maior a qualidade das informações sobre sua oferta, mais atraente ela se torna. Por isso, é muito importante adicionar suas ofertas seguindo os critérios abaixo. Com esses cuidados, com certeza suas ofertas chamarão muito mais atenção e nosso time de Catálogo terá mais facilidade para exibi-la aqui.
Nome da oferta
O primeiro contato do cliente é com o nome da oferta. Por isso, é muito bom para suas vendas transformar esse momento em algo atrativo
Dicas:
- Crie um título claro e que sirva de referência às imagens cadastradas
- Adicione palavras-chaves relacionadas ao produto, suas funcionalidades e diferenciais, como nome produto, tipo, marca, modelo, linha, série, variações de voltagem, referência, cor, tamanho, memória etc.
- Evite utilizar caracteres especiais (?, #, @, &, !, *, $...), abreviaturas e expressões muito comerciais (frete grátis, liquidação)
- Confirme se não tem nenhum erro gramatical
A falta destas informações dificulta nosso processo de categorização, isso significa que, sem elas, a oferta pode não aparecer no nosso site. =/
Preço
É muito importante (muito mesmo) que o preço seja atualizado com frequência para o cliente encontrar o melhor valor para ele.
Dicas:
- Analise as vantagens competitivas de seus principais produtos
- Atraia o cliente com facilidades de pagamento e de frete
Departamento
Use termos correspondentes ao segmento do seu produto para garantir uma busca mais precisa. Exemplo: Eletrodomésticos, Informática, Eletroportáteis
Subdepartamento
Especifique a categoria do produto.
- Seja objetivo ao selecionar a categoria. Quanto mais detalhada esta informação, mais rapidamente a oferta aparecerá em nosso site.
- Exemplo: Fogão, Notebook, Aspirador de Pó e Água.
Garantia
Informe a garantia do produto, sua política de trocas, devoluções e frete.
Imagem
As imagens são uma espécie de vitrine do seu produto, por isso é muito importante exibir fotos reais e de qualidade.
- Use imagens com fundo branco e de alta resolução;
- O tamanho desejável para a imagem é 500x500 pixels;
- O tamanho mínimo é 110x110 pixels.
Dicas:
- Envie várias imagens, com diferentes opções de cores
- Envie imagens que demonstrem todos os ângulos do produto
- Evite enviar ofertas sem imagem
- Para a imagem principal, escolha uma opção onde seu produto apareça em um ângulo frontal
- Acredite: essas práticas podem aumentar a visibilidade do seu produto e atrair mais clientes!
Código EAN
O código EAN é o sistema de código de barras criado para identificar a unidade do produto.
- Todo EAN é padronizado: são 13 dígitos que correspondem ao país de origem do produto cadastrado, à empresa fabricante e ao nome produto;
- Cada produto tem sua identificação própria, o que facilita, ainda a comparação de produtos com especificações similares, por exemplo, notebooks, smartphones, eletrodomésticos etc;
- O EAN também facilita o controle de estoque da sua loja virtual;
- Enviando o código correto, seu produto vai para o ar automaticamente, sem precisar passar pela equipe de cadastro manual.
Dicas:
- Evite ter dois ou mais códigos para um único produto
- Como o sistema de categorização é automático, ofertas com o EAN incorreto podem acabar posicionadas em páginas de categorias inadequadas
- Alguns de seus produtos não têm EAN? Entre em contato com o fabricante para obtê-lo.
Descrição
Uma descrição completa chama muito a atenção do cliente. Informações claras, objetivas e atraentes sobre o produto aumentam suas chances de conversão. ;)
Dicas:
- Adicione as informações principais do produto como cor, tamanho, fabricação, marca, modelo, material.
- Informe claramente o que está incluído na embalagem.
- Informe a garantia do produto, sua política de trocas, devoluções e frete.
Quantidade
Quantidade corresponde ao volume de estoque disponível e deve indicar, preferencialmente, um estoque reservado para venda Não pode ser 0 e deve ser atualizada com frequência, tá bem?!
Crossdocking
Se você precisa de um tempo maior para enviar este produto, adicione o prazo necessário ao campo de crossdocking. Desta forma, este prazo será somado no prazo de entrega e o cliente receberá o produto sem atraso.
Dúvidas é só enviar uma solicitação via Guia do lojista clicando aqui.
Atualizado em fevereiro de 2021