• Boas práticas para a Black Friday

    A Black Friday está chegando!

    Este evento é o mais importante do e-commerce no Brasil e todos os anos no Zoom & Buscapé preparamos uma megaoperação para a data.

    Por isso, reunimos aqui recomendações e instruções para ajudar você a garantir que suas ofertas estarão ativas no Zoom & Buscapé durante todo o evento e para fazer com que tudo ocorra da melhor forma possível para o todos.

    Ativação de Lojas e Envio de Apostas

    • A ativação de lojas novas serão aceitas até o dia 18/11. Após isso, não será possível ativar a tempo do evento;
    • A loja deve enviar as apostas de ofertas para o evento até o dia 18/11. Precisamos do envio antecipadamente para que possamos verificá-las e associá-las nos sites o quanto antes;
    • Para dúvidas sobre como funciona as atualizações de ofertas, veja Aqui.

    Atualizações de Ofertas

    • Evitar mudanças de informações nas Tags, principalmente de Departamento/Categoria e Nome. Tais mudanças geram criação de novas regras de classificação e trabalho manual da equipe;
    • É muito importante que a loja envie o EAN das ofertas no XML ou API, mas é necessário que seja um EAN válido. Para ajudar: O que é EAN? https://pt.wikipedia.org/wiki/EAN-13;
    • A oferta que tiver EAN válido irá entrar automaticamente no site, sem precisar ser classificada ou associada ao produto. Com isso, a oferta aparecerá mais rápido nos sites;
    • Enviar o nome completo das ofertas com as principais características. O ideal é enviar no nome das Ofertas as seguintes informações:
      • Categoria/Departamento
      • Modelo/Referência
      • Marca
      • Cor
      • Voltagem
      • Tamanho
      • Gênero
    • Precisamos ter um cuidado especial com a atualização de estoque durante o mês do evento. Queremos que tudo ocorra da melhor forma possível, sem deixar os usuários frustrados por causa de indisponibilidade de ofertas após a compra ter sido concluída. Caso seja necessário, podemos entrar em contato para confirmar a quantidade do estoque e certificar que está atualizando corretamente.

    Frete (Lojas do Marketplace do Zoom)

    • Criamos um plano de contingência para o frete, caso o endpoint principal pare de funcionar no dia. Foi adicionada uma funcionalidade na Central de Lojista, dentro de catálogo de ofertas, para a loja fazer upload da planilha de frete que servirá como plano B;
    • É importante fazer o upload da sua planilha seguindo o Nosso Modelo e mantê-la atualizada no período do evento. Lembrando que só consultaremos essa planilha caso a requisição de frete principal não funcione.

    Atualizações e Problemas com Pedidos (Pós Venda)

    • É de extrema importância que a logística para o envio dos pedidos realizados no mês do evento funcione bem, evitando atraso na postagem e na entrega das ofertas. Entendemos que as lojas terão um volume maior durante essas datas, por isso é importante se preparar para manter a qualidade e os prazos informados aos usuários;
    • Qualquer problema que ocorra na data, esperamos que o lojista seja proativo e nos Avise para trabalharmos na solução o quanto antes, evitando que o problema cresça;
    • Caso tenham algum problema com as Integradoras na data e não consigam contato, falem com a gente via Formulário do Guia de Lojista e abra um chamado na sua Integradora cobrando a solução do erro. Vamos te ajudar a resolver.

    Indicadores de Qualidade (Lojas do Marketplace do Zoom)

    • Lojas de Marketplace com classificação “Ruim”, acima de 7,5% do nosso índice de qualidade, nos últimos 30 dias, serão pausadas no dia 22/11, não participando da Black Friday. Ou seja, o lojista tem até o dia 22/11 para ficarem abaixo de 7,5% nos últimos 30 dias. Fique de olho no índice!
    • No caso de Cancelamento das Lojas de Marketplace, as lojas que estiverem acima de 2% nos últimos 30 dias até o dia 22/11 também serão pausadas;
    • Os indicadores acima podem ser consultados na Central de Lojista.

    Validar Configurações nas Integradoras (Lojas do Marketplace do Zoom)

    • Por ser um período de altos descontos, é essencial que a Configuração das Lojas que utilizam a VTEX para integrar no Marketplace do Zoom seja atualizada para não gerar problemas de integração de pedidos;
    • As lojas que estão integradas em outras plataformas é importante também confirmar com elas se tudo se encontra ok com a API que comunica as informações de Ofertas, Frete e Pedidos pro Zoom.

     Calendário do Black Friday

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     Avisos importantes:

    Qualquer dúvida ou problema, abra um chamado via Guia de Lojista para os times de Customer Success ou Suporte.

    Na semana da Black Friday, os times de Integração de Loja e Catálogo não vão priorizar lojas nem ofertas nas filas. O fluxo de priorização será de acordo com as Categorias mais relevantes.

    Caso deseje fazer algumas ações comerciais (Promoções e Fretes Diferenciados), entre em contato com: comercial@zoom.com.br 

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  • Etapa 1: Ofertas

    Aqui tem um vídeo completo sobre suas ofertas.

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  • Etapa 2: Pedidos

    Aqui tem um vídeo completo sobre pedidos.

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  • Etapa 3: Repasses

    Aqui tem um vídeo completo sobre o repasse financeiro para sua loja.

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  • Etapa 4: Índice de Qualidade

    Aqui tem um vídeo completo sobre como funciona o seu Índice de Qualidade.

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  • Etapa 5: Marketing de Relacionamento

    Aqui tem um vídeo completo sobre como funciona o time de Marketing de Relacionamento.


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